Banco Central prevê tempos difíceis na economia de 2017

Edição n° 45

Por Wandir Coelho Cavalheiro

De acordo com o relatório Boletim Focus do Banco Central”, divulgado hoje (26), o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o indicador da inflação ira encerrar o próximo ano em 6,40%, menos do que estimado pelo BC que eram previsto 6,49%. De acordo com governo federal a margem está dentro da tolerância.

Entretanto, sempre é dito que inflação alta é ruim para o consumidor, em partes isso é verdade, pois a inflação alavanca os preços das mercadorias. Em contrapartida, uma inflação estagnada aponta para as mercadorias paradas em estoque, isto é, uma baixa rotatividade no mercado. Essa projeção da inflação pode refletir no PIB, deixando-o ainda menor.

O relatório Focus é basicamente um registro que o Banco Central apura toda semana quanto ao desempenho de 100 instituições financeiras e econômicas do país.

Notas do jornal

Inflação em baixa pode ser um fator considerado bom, de modo geral, pela queda dos preços das mercadorias. Porém, a falta de rotatividade tem um preço a se pagar, por exemplo, com a desaceleração da roda da economia a demanda de serviços e consumo de mercadorias tende a cair, logo,  o empregador é obrigado a cortar gastos que, na sua grande maioria, resultam em demissões, aumentando o número de desempregados.

Infelizmente, não existe uma formula exata para regular a economia, visto que esta ciência é muito mais difícil de controlar!