Acidente fatal em trecho crítico da Av. Inocêncio Seráfico mata 04 jovens: população continua à mercê da “sorte”

You are currently viewing Acidente fatal em trecho crítico da Av. Inocêncio Seráfico mata 04 jovens: população continua à mercê da “sorte”

Edição n° 42

Por Pablo Nemet

Na madrugada da última segunda-feira (28), um carro com 08 ocupantes, que trafegava em altíssima velocidade na Avenida Inocêncio Seráfico, sofreu uma grave colisão. Aparentemente, 04 vítimas faleceram no local. Segue vídeo:

Segundo os moradores da região, aquele trecho sofre constantemente com acidentes – inclusive atropelamentos – em virtude do comportamento inadequado dos motoristas, uma vez que não há nenhuma fiscalização eletrônica, tendo em vista o ponto crítico.

É lamentável que a administração pública local deixe seus munícipes à mercê de tamanhos riscos de morte, afinal, é dever da Secretaria de Trânsito estudar estratégias e desenvolver critérios para sanar problemas desta natureza. Da mesma forma, é dever de um vereador fiscalizar as ações destes órgãos. Por sua vez, é dever do prefeito tomar as providências cabais a fim de zelar pela segurança do munícipe.

Profissionais de engenharia dos transportes (editores chefes do jornal Folha Carapicuibana) obtêm sucesso com o desenvolvimento e implantação de um projeto de sinalização vertical para trecho similar, conhecido como “Curva do S”, localizado na própria Av. Inocêncio Seráfico:

 

Após uma série de estudos realizados pelos profissionais de engenharia dos transportes do jornal Folha Carapicuibana, Fabiana Rodovalho Nemet e Wandir Coelho Cavalheiro, os quais obtiveram geande vitória mediante seu projeto implantado, referente à instalação do radar na “Curva do S” (localizada na mesma avenida) como sendo o único meio de cessar os acidentes no referido trecho, os incidentes foram, finalmente, cessados no local!

A princípio, o projeto da dupla de profissionais se referia aos cálculos de engenharia para a instalação de uma lombada. Todavia, partindo do pressuposto de que o local já obteve lombada e a mesma teve que ser retirada porque os acidentes eram ainda mais bruscos, neste caso, os estudos desenvolvidos por ambos os profissionais apontaram a necessidade de uma sinalização eletrônica como único meio de cessar os acidentes recorrentes, em muitos casos, com mortes das vítimas, sempre causados por motoristas que trafegavam pelo trecho em altíssima velocidade, diga-se de passagem, em uma curva absurda, projetada para uma velocidade de menos de 30km por hora.

De acordo com os profissionais, se tal projeção tivesse sido estudada anteriormente por profissionais, de fato, capacitados na área (Engenheiro dos transportes: infraestrutura exclusiva para as cidades), não teriam ocorridos os inúmeros acidentes. É este um exemplo de como se pode executar um trabalho correto, uma vez realizado sob as orientações de um profissional da área.

Conforme matéria publicada no dia 20 de junho de 2016, foi protocolado, no dia 10 de junho, junto à Secretaria de Transporte e Trânsito de Carapicuíba (SMTT), o Projeto Arquitetônico e Urbano em trecho da Av. Inocêncio Seráfico, referente ao local conhecido como “Curva do S”, campeão de acidentes na região.

O projeto, contendo os devidos cálculos e o memorial descritivo completo, de autoria dos profissionais da área da Engenharia dos Transportes, Fabiana Rodovalho Nemet e Wandir Coelho Cavalheiro – colaboradores e editores chefes da Folha Carapicuibana e da Editora FT, propunha sinalização horizontal e vertical, após os autores terem realizado estudos técnicos minuciosos naquele trecho.

Atualmente, os profissionais, graduados pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, são estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), ampliando seus conhecimentos com enfoque especial em Mobilidade Urbana, urbanismo e urbanização no Brasil.