Edição n°41
Hoje em dia, as pessoas desejam, o máximo possível, ficar semelhantes à determinados atores e atrizes da TV e cinema, com corpos perfeitos. Nunca houve uma busca tão intensificada pela perfeição, como tem havido nos últimos tempos. Mas ficar igual aos personagens da televisão se torna uma missão extremamente difícil ou quase impossível, mesmo porque existem muitos filtros nestas imagens e outros truques desconhecidos do público. Ainda assim, as pessoas tem recorrido aos esteroides e anabolizantes, devido aos rápidos resultados que eles geram, mas se esquecem de considerar os efeitos colaterais, sendo, a maioria, irreversíveis.
Os anabolizantes provocam uma série de comprometimentos à saúde daqueles que os usam sem indicação clínica. O médico Paulo Zogaib aponta que, entre eles, está o aumento do colesterol ruim (LDL) e a diminuição do colesterol bom (HDL); sobrecarga hepática que gera infecções e câncer no fígado; hepatite medicamentosa; alterações do tecido cardíaco que podem levar a arritmias. Acne, mudanças de comportamento e aumento de agressividade também são consequências do uso de anabolizantes. Diminuição da produção de espermatozoides é outra alteração que acomete os homens, assim como o aparecimento de mamas e redução dos testículos. Queda de cabelos acomete tanto os homens como as mulheres, usuárias de anabolizantes.
Mas existem casos em que o uso de esteroides são indicados pelos médicos. As drogas anabolizantes têm um papel importante no tratamento de determinadas doenças de natureza grave. Homens que não produzem testosterona, por exemplo, precisam realizar certas aplicações. Indivíduos (do sexo masculino e também feminino) em situação catabólica, em que o organismo vai perdendo gordura, também podem fazer uso dos medicamentos – apenas com orientação médica, mesmo nesta situação. É o caso de portadores de HIV ou de alguns casos de câncer, por exemplo; anorexia e depressão também podem estimular a necessidade de introduzir hormônios no corpo. Em todos os casos clínicos, as doses são muito pequenas e não trazem consequências negativas.
Com exceção destes casos, o médico jamais receitará o uso de anabólicos, já que o usuário será acometido pelo câncer, mais cedo ou mais tarde. Portanto, não se engane! Procure uma vida saudável diante de uma boa rotina de exercícios e o auxílio de um nutricionista, pois bons suplementos alimentares, vendidos em farmácias e em casas de suplementação, resultam em excelentes efeitos e, se tomado corretamente, não prejudicarão sua saúde, pelo contrário.