República brasileira

You are currently viewing República brasileira

Edição n°39

Por Dr. João Luiz Barboza

44441

O Brasil conta com uma curta história de apenas 194 anos como País independente. Desse período, até a Proclamação da República, passou-se mais de um terço sob o regime imperial, em que o povo não tinha a liberdade de se autodeterminar, de escolher todos os seus governantes, inclusive tendo a liberdade de religião bastante limitada, vez que a Católica era a religião oficial do Império. Desde a independência o Brasil vem construindo sua história, com um povo composto de várias etnias, o que enriquece nossa cultura. Não se pode negar, entretanto, que essa variedade exerce influência no ideário nacional e na forma de ver os fatos que compõem a história do País.

Muito se houve falar sobre as mazelas do Brasil, às vezes o comparando a países milenares, sem que se tenha em conta a sua ainda breve existência como País independente. Há um longo caminho a ser percorrido. Muito há para ser construído e aprimorado. Somos um povo com grandes dívidas para consigo mesmo. Temos como necessidade a superação das nossas mazelas, com a consciência de que grande parte da solução das nossas carências se encontra no íntimo de cada um.

Talvez a educação formal represente o maior dos problemas brasileiros. Mas temos também uma dívida com a educação que não depende do Estado, mas de cada componente da sociedade. A Constituição Federal elege a educação como “direito de todos e dever do Estado e da família” (art. 205). Ao entendermos que cada um faz parte de uma família, passamos a assumir a educação como responsabilidade de todos, indistintamente. E faz parte dessa responsabilidade a construção de uma consciência cívica, o que pode ser iniciado explicando às crianças o porquê e a importância das datas comemorativas.

Nesta semana comemora-se 127º aniversário da República brasileira, proclamada em 15 de novembro de 1889. Esta data marca o fim do Império brasileiro. Republica é uma forma de governo que tem seu ponto marcante no próprio significado da palavra república, um substantivo que tem sua raiz na expressão latina “res publica” – coisa pública –, que significa o que é pertencente ao povo e não a uma pessoa ou grupo particular. Como forma de governo, a palavra “república” é empregada para identificar a participação do povo no governo, com a capacidade de eleger os seus representantes para exercício do Poder. A Proclamação da República foi um passo importante para a formação de um povo livre a decidir como e por quem deseja ser governado. Que o 15 de novembro seja comemorado por todos, com consciência cívica. Fiquemos com o refrão do Hino da Proclamação da República:

Liberdade! Liberdade!

Abre as asas sobre nós!

Das lutas na tempestade

Dá que ouçamos tua voz!