Apendicite

Edição n°38

Por Thiago Oliveira Borges

Apendicite é nada mais, nada menos, que uma inflamação no apêndice que causa muita dor.

Causas

As causas da apendicite não são sempre claras, mas há algumas situações que são conhecidas por levar à inflamação no apêndice: obstrução por gordura ou fezes e infecção, como a gastrointestinal causada por vírus. Em ambos os casos, uma bactéria presente naturalmente dentro do apêndice começa a se multiplicar, causando a inflamação e o inchaço do apêndice, e, eventualmente, com pus. Se não tratada prontamente, a apendicite pode causar o rompimento do apêndice.

Quem pode desenvolver a doença?

Qualquer um pode desenvolver inflamação no apêndice, mas a apendicite é mais comum entre pessoas de 10 a 30 anos. Não há, comportamentos considerados de risco e que possam contribuir para a inflamação.

Sintomas

O principal sintoma da apendicite é dor abdominal, que varia de acordo com a idade da pessoa e da posição do seu apêndice inflamado. Outros sintomas de apendicite, que aparecem junto com a dor são: náusea; vômitos; apetite reduzido; febre baixa. Sintomas posteriores incluem: calafrios; constipação; diarreia; tremores.

Tratamento

O tratamento da apendicite é cirúrgico, ou seja, o apêndice inflamado é retirado durante uma cirurgia, em que a pessoa está anestesiada, no hospital, mas o apêndice não é substituído. O procedimento é conhecido como apendicectomia.