Sintomas da Bulimia: a ilusão que leva à morte

Edição n°37

Por Thiago Oliveira Borges

Hoje em dia, a aparência é o que mais importa: as pessoas “mais alienadas” a uma forma de vida limitada não se importam mais com a personalidade, tampouco com o intelecto, mas apenas com o que é possível ver a olho nu. Com isto, algumas cometem muitos atos insanos para manter a boa aparência. Um destes atos é a bulimia. Mas o que é isto?

A bulimia se trata de um distúrbio alimentar no qual uma pessoa oscila entre a ingestão exagerada de alimentos, com um sentimento de perda de controle sobre a alimentação, bem como episódios de vômitos ou abusos de laxantes para impedir o ganho de peso. Pessoas com bulimia estão sempre preocupadas com a aparência, principalmente com o peso.

Embora a medicina tenha avançado muito nas últimas décadas, infelizmente muitas doenças permanecem com a causa desconhecida, e assim é com a bulimia!

Cautela com a influência da mídia: a ilusão que leva à morte

A influência exercida pela mídia sobre o comportamento e o padrão de beleza das pessoas também pode estar entre as possíveis causas da bulimia. O culto ao corpo magro perfeito e o desprezo às pessoas acima do peso, comumente pregado pela indústria da beleza e da moda, aparentemente, levam milhões de pessoas em todo o mundo a apresentar quadros de bulimia: a ilusão que leva à morte.

Desta forma, a bulimia é um distúrbio de imagem, no qual o paciente não consegue aceitar seu corpo da forma como ele é, ou, ainda, tem a impressão de que está acima do peso, isto é, em níveis acima da realidade. Isto pode levar a um quadro de ansiedade, que faz a pessoa buscar maneiras bruscas de perder peso rapidamente, ao mesmo tempo em que busca conforto na comida.

Sintomas da bulimia

Os sintomas da bulimia são: preocupação excessiva com o peso; ter medo de ganhar peso; perder o controle sobre o que é consumido; forçar o vômito após comer; comer em excesso até sentir desconforto; ir ao banheiro imediatamente após as refeições; usar remédios para a perda de peso frequentemente; utilizar laxantes após comer.

Tratamento:

Os medicamentos mais usados para o tratamento de bulimia são: Daforin, Fluoxetina.

**Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento:

Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.