Ginecomastia

Edição n°35

Por Thiago Oliveira Borges

Hoje em dia, é fato que o fisiculturismo está cada vez maior no Brasil, mas com essa cultura crescente os homens começaram a reparar em um problema: a ginecomastia.

Ginecomastia é o crescimento anormal de mamas em homens. Ao contrário da crença popular, esse é um problema ligado ao excesso de tecido mamário e não à quantidade de gordura no corpo. A ginecomastia pode ocorrer em pessoas de todas as idades:

Em recém-nascidos: a causa mais comum costuma ser uma reação ao contato que o nascituro tem com o estrogênio da mãe, isto é, durante na gestação. Nestes casos, a ginecomastia costuma se resolver rapidamente.

Em adolescentes: o problema costuma acontecer por volta dos 14 anos de idade e pode afetar tanto uma quanto as duas mamas. Nesses casos, a ginecomastia se deve a um aumento tardio na quantidade de testosterona nos meninos em relação à quantidade de estrogênio, o que é bastante comum durante a puberdade.

A ginecomastia também afeta os adultos

No caso dos adultos, o problema costuma estar diretamente ligado à queda dos níveis de testosterona no organismo. A propósito, o índice de testosterona também pode cair como resultado de outras condições de saúde, como quimioterapia; doença hepática crônica; exposição a hormônios esteroides anabolizantes; exposição ao estrogênio; insuficiência renal; falta de testosterona no organismo, tratamento hormonal para câncer de próstata; tratamento com radiação nos testículos; efeitos colaterais de algumas medicações; defeitos congênitos; hipertireoidismo; tumores; câncer de mama, apesar de a doença ser extremamente rara em homens.

Tratamento

O aumento das mamas em homens pode ser extremamente constrangedor, especialmente para adolescentes. A boa notícia é que existe tratamento para o problema. Ele pode ser feito tanto por terapia hormonal, que bloqueia o efeito do estrogênio, como por meio de uma intervenção cirúrgica, que reduz o tamanho da mama. Se a ginecomastia for causada por uma condição subjacente, esta deverá ser tratada.