Câmara Municipal de Carapicuíba defere pedido de cassação de mandato de vereadores

You are currently viewing Câmara Municipal de Carapicuíba defere pedido de cassação de mandato de vereadores

Edição nº 35

Por Pablo Nemet

camara-municipal-de-carapicuiba-defere-pedido-de-cassacao-de-mandato-de-vereadores

Nesta última terça-feira (11), foi deferido, na Câmara Municipal de Carapicuíba, o pedido de cassação dos mandatos dos vereadores Elias Cassundé (PPS); Nenê Crepaldi (PPS); Paulo Xavier (PSDB); Carlos Japonês (PPS); Jeferson Macedo (PSDB). Este pedido foi protocolado pelos militantes do PSOL, que, na terça-feira anterior (04), organizaram uma manifestação em prol do deferimento do mesmo. De acordo com os manifestantes, o documento com a solicitação seria arquivado, razão pela qual se fez necessária a intervenção de um grande grupo organizado para a devida pressão popular.

Durante a sessão ordinária foi sorteada uma comissão julgadora composta de três vereadores, comissão esta que irá decidir, por meio da análise processual referente aos casos, se o pedido de cassação dos referidos vereadores é justo.

Os vereadores que compõem esta comissão julgadora são: Serginho da Sabesp (PRB); Flavinho Ampermag (PRP) e Fabinho Reis (PSD). Os mesmos têm até 60 dias para julgar, ou seja, se o pedido de cassação dos vereadores é justo ou injusto. Para isto os vereadores terão que reunir provas e evidências a fim de decidir se os agentes políticos presos tem o direito de continuar exercendo suas funções como vereadores ou se perderão seus mandatos, bem como seus direitos políticos.

Esta ação mostra com clareza que as mudanças políticas não pairam somente na presidência. Independentemente do resultado que agradou a alguns e desagradou a outros, ou seja, tendo sido “golpe” ou não, as atitudes de uma grande parcela do povo brasileiro – que foi às ruas do país – foi um despertar para a consolidação das forças da população no que tange as questões políticas, em especial de seus municípios. Como resulto deste marco na democracia, a maior parte das pessoas está buscando informações sobre seus agentes políticos e parlamentares.  Bem ou mal, é esta uma mudança que, há pouco tempo, muitos a considerava impossível.