Cuidados que se deve ter ao comprar um automóvel usado

Edição n° 32

Por Wandir Coelho Cavalheiro

Pensando no “distúrbio econômico” que o país vem enfrentando, o jornal Folha Carapicuibana reuniu dicas para orientar o leitor na aquisição de automóveis usados.

Primeiramente, o motivo que pode ser relevante ao decidir entre um automóvel usado e um novo, a propósito, é a queda de 15% que sofre o carro zero km ao ser retirado da concessionária, de acordo com engenheiro Francisco Satkunas, da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE). Além do mais, o veículo sofre a maior desvalorização nos 03 primeiros anos de vida útil, sendo assim, ao passar esses anos iniciais, a perda de dinheiro será muito significativa.

Outro fator que pode ser levado em conta antes da aquisição de um carro zero km é a tributação, pois o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de um carro usado é bem mais em conta do que de um carro novo.

.

Como escolher o carro corretamente

Antes de fechar um negócio, existe uma série de cuidados que devem ser tomados para evitar futuros transtornos:

Consulta do histórico do Documento: Vale consultar o histórico da placa do veículo no site da Detran ou em sites particulares, como o Dekra, mediante pagamento de taxa.

Motor do Carro: De modo geral, quanto menor a quilometragem, melhor! O consultor Milad Kalume Neto aconselha, como ideal, que o carro tenhal5 mil quilómetros rodados por ano de vida. Entretanto, nos dizeres do consultor automotivo, Leandro Mattera, “comprar um modelo ruim com 30 mil quilómetros de uso é bem pior do que um modelo bom com 100 mil quilómetros. Dá para comprar carro antigo, desde que seja bem conservado e de um modelo e marca com bom histórico”. Logo, é estritamente recomendável levar o automóvel a um mecânico de confiança para uma vistoria.

Marca e modelo: Se faz necessário avaliar a consolidação da marca e modelo do carro no mercado, todavia, quanto maior o número de vendas do modelo, mais consolidado ele estará. Portanto, é importante evitar carros muitos antigos, pois suas peças para manutenção se tornarão caras e dificeis de serem encontradas.

.

Negociação

Uma das vantagens mais atrativas ao comprar um carro seminovo é a faculdade de negociar o seu preço, tendo em vista que o comprador poderá economizar muito em sua aquisição, diferentemente de adquirir um carro novo com preço fixo. Para estabelecer tal negócio, siga as seguintes diretrizes:

1.Defina o desejado: antecipadamente, separe para uma eventual negociação os modelos de carros desejados e bem definidos, efetuando pesquisas de preços e qualidades oferecidas, tais como travas, vidros elétricos, alarmes, direção hidráulica etc. Esta providência antecipada serve para evitar que o vendedor o ludibrie, assim, superfaturando características do veiculo.

2.Compre pessoalmente: sem dúvida alguma a internet facilitou a compra e venda de carros, entretanto, com o mero intento de esclarecer dúvidas, procure entrar em contato a distância com o vendedor, o que poderá ser vantajoso, preparando-o para uma negociação. Todavia, compre pessoalmente, isto é, jamais feche um negócio à distância! Por outro lado, jamais compre sem ter realizado uma pesquisa a fim de sanar as dúvidas. De acordo com a psicologia social, cerca de 80% das pessoas que irão negociar qualquer bem não estão totalmente preparadas. O ato de negociar pessoalmente, por si só, facilita o fechamento do valor.

3.Evite demonstrar emoções: ao perceber alguma empolgação do comprador em relação as característica do veiculo, por exemplo, o vendedor poderá intentar algum proveito. A melhor forma de demonstrar que se agradou de algo é aquela bem sintetizada: é aconselhável usar o termo “interessante”, pois é esta uma boa forma de esclarecer que gostou, sem exageros.

4.Faça acordo de preço: sem receios, faça uma proposta que, pela ousadia do valor, você sabe que o outro lado não aceitará. Desta forma, o comprador terá a faculdade de negociar o valor proposto e deixar o outro lado satisfeito. Ainda assim, vá preparado para ceder e fechar negócio, pois é muito importante se colocar do outro lado, fechando um bom negocio para ambos os lados.