Descaso com o terminal do km 21: vendedor ambulante manda recado ao prefeito Sérgio Ribeiro

Edição nº 30

 Por Pablo Nemet

Embora construído em Osasco, grande parte dos ônibus que utilizarão este Terminal Km 21 tem seu itinerário nos diversos bairros de Carapicuíba, como Aldeia; Vila Dirce; Cohab, entre outros. Prometida desde 2006, a obra faz parte do trecho Carapicuíba/Osasco do Corredor Oeste. A propósito, a obra deveria ter sido entregue em junho de 2015.

O terminal está sendo construído numa área de 7.200 metros quadrados, deverá ter seis plataformas e um bicicletário com 160 vagas. Segundo a EMTU, 28 linhas, entre municipais e intermunicipais, irão utilizar o terminal. Cerca de 90 mil usuários ao dia serão beneficiados com esta obra. Sairão ônibus para os terminais Butantã, Barra Funda, Lapa. Esse trecho inclui uma parte viária de 2,2 km entre Carapicuíba e o Km 21, além da construção do viaduto Carapicuíba e do terminal intermunicipal de ônibus, ambos parte do projeto Novo Centro. Essa fase tem investimento de R$ 82,9 milhões.

Segundo a própria população, é um absurdo ter que esperar 10 anos para ter o terminal pronto ou, ainda, qualquer outra benfeitoria. Os políticos trabalham para o povo, mas, infelizmente a população se esqueceu disto. Atualmente há muitas pessoas que adentram a política a fim de resolver seus problemas financeiros, sendo estes profissionais, por vezes, sem profissão própria ou sem se suceder bem em sua área profissional, procurando, no legislativo, por exemplo, uma facilidade de alcançar vantagens próprias. Esses candidatos que, nesta situação, se tornam parlamentares pela manifestação de vontade do próprio povo (por meio do voto) são despreparados para o exercício da função, sem equipe especializada, tampouco planejamento. Em suma, de acordo com pesquisas minuciosas relacionando a vida de cada parlamentar local, são poucos os que entram na política para realizar o bem comum.

Quando a equipe da Folha Carapicuibana indagou a população a despeito da demora da obra do referido terminal, as respostas, algumas bem emotivas e outras totalmente racionais, demonstravam desapontamento e muita raiva do atual cenário político, sobretudo de alguns políticos que são candidatos à reeleição, bem como de determinados candidatos que nunca foram parlamentares, mas que já são conhecidos no meio. Segundo a entrevistada Mirian, “está igual em todo lugar devido a corrupção que toda obra pública demora”. Para Roberto, “é muito ruim. Acaba prejudicando a vida do cidadão”. Para o sr. Amilton, “a obra atrasa por causa do desvio de dinheiro”. De acordo com Gil, “infelizmente nós já estamos acostumados”.

Essa é uma obra que irá beneficiar não somente Carapicuíba e Osasco, mas toda a região. Agora, a previsão é que fique pronta ao final de 2016 – mais uma previsão.

Ao final da matéria, o vendedor ambulante conhecido como “Joãozinho”, juntamente de uma turma de outros colegas, fez questão de nos procurar e destacar seu depoimento, direcionado ao prefeito:

“Me lembro do Sérgio Ribeiro como vereador, votei nele em seus dois mandatos para prefeito e minha família inteira foi cabo eleitoral, buscando voto de ponta a ponta. Só que um dia vem após o outro, né? Pode deixar que ele ainda vai aparecer como candidato a alguma coisa. Pode demorar 10 anos, minha família é muito grande e está todo mundo muito revoltado. Se não sair esse terminal até o último dia deste ano, já era. Nunca mais votaremos no senhor Sérgio Ribeiro. É simples, quem complica é quem não pensa! Mas fiquem sabendo que nós vamos trabalhar pra abrir o olho de quem não pensa também, de ponta  a ponta, como fizemos pelo bem das duas campanhas. Pode deixar com a gente”.

Atenção prefeito Sérgio Ribeiro, a população clama, de forma unânime, para que a inauguração não passe do prazo supracitado, tendo em vista que é esta uma obra de suma importância para toda a região oeste! O jornal Folha Carapicuibana, assim como o SPTV e o Bom dia São Paulo, faz questão de acompanhar o término desta construção, em nome da cidade, visando o bem comum.