Edição n°29
Muitas pessoas já ouviram falar da doença cirrose, mas poucas realmente sabem dizer o que essa doença causa. Cirrose é nada mais, nada menos que a formação de nódulos e de fibrose no fígado.
Causas comuns
Entre as causas mais comuns estão o consumo desmedido de álcool e algumas doenças, tais como a hepatite C e a hepatite B. Em um caso de cirrose, as células do fígado são destruídas e o órgão tem suas funções comprometidas.
Os principais fatores de risco são: o consumo exacerbado de álcool (alcoolismo) e o contágio por hepatite C e B.
Sintomas
No início, a cirrose não apresenta sintomas. Normalmente, o seu diagnóstico é feito em laboratório, por um especialista. Por vias de regra, a doença pode apresentar os seguintes sintomas: cansaço sem explicação, inchaço do abdômen, amarelamento dos olhos e da pele, ou rompimento de vasos sanguíneos, podem indicar o avanço da doença.
Tratamento
Infelizmente a cirrose não se mostrou reversível. Todos os tratamentos consistem em medidas para evitar o avanço da doença. A cura da cirrose, atualmente, só se dá por meio do transplante de fígado. Em relação a dieta, é indicado evitar o excesso de sal, frituras e carne vermelha.