Ministro do trabalho, Ronaldo Nogueira, pede divulgação: Mais de 900 mil brasileiros tem até o dia 31 de agosto para reivindicar o Abono Salarial do ano-base 2014

Edição n° 27

Por Wandir Coelho Cavalheiro

O valor do benefício do Programa de Integração Social (PIS) é de um salário mínimo (R$ 880,00) e pode ser resgatado em qualquer agência da Caixa Econômica. No entanto existem mais 900 mil trabalhadores que ainda não resgataram o Abono Salarial conforme a tabela a baixo:

O ministro do trabalho, Ronaldo Nogueira, conta com o apoio de empregadores e sindicatos para divulgar a informação dos direitos dos trabalhadores. “Precisamos fazer com que a informação chegue ao maior número possível de pessoas porque esse é um benefício importante e é um direito do trabalhador”, diz o ministro.

Neste ano já foi pago mais de 18 bilhões a 22,2 milhões de trabalhadores, essa parcela representa a 94,45% total dos contemplados pelo beneficio do PIS/PASEP.

Todo trabalhador que tenha exercido atividade remunerada durante 30 dias em 2014 e recebido até dois salarios minimos por mês neste período, tem o direito constituído de sacar o Abono Salarial. Os trabalhadores que estiverem em dúvida, se podem ou não sacar o beneficio, devem fazer a consulta online:

Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador precisa:

– estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;

– ter recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2014;

– ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2014

– ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais

OBESERVAÇÃO:

O governo afirma que o valor não solicitado pelos trabalhadores irá retornar para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).