Anemia

Edição n°27

Por Thiago Oliveira Borges

Anemia nada mais é do que a falta de alguns nutrientes no sangue. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes, como ferro; zinco; vitamina B12 e proteínas. A anemia causada pela deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum do que as demais (afinal, estima-se que 90% das anemias são causadas pela carência de ferro). O ferro é um nutriente essencial para a vida e, atua principalmente na síntese das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio para todas as células do corpo.

Crianças, gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela anemia, muito embora homens – adolescentes e adultos – e os idosos também possam ser afetados pela anemia.

Tipos de anemia

Existem vários tipos de anemia, entre elas estão:

Anemia Falciforme: este tipo de anemia é genética, causa a destruição das células vermelhas do sangue e gera sintomas como icterícia (presença de uma cor amarelada na pele, nas membranas mucosas ou nos olhos); inchaço nas mãos e nos pés; dor em todo o corpo.

Anemia Ferropritiva: causada pela baixa ingestão de alimentos ricos em ferro e pode ser identificada com um hemograma.

Anemia Perniciosa: causada pela deficiência de vitamina B12 no organismo e, pode gera neuropatia e diminuição da concentração de ácido gástrico no estomago.

Anemia Hemolítica: este tipo de anemia produz anticorpos que atacam e destroem as células sanguíneas. Ela é mais comum em mulheres e, gera sintomas como palidez; tontura; marcas roxas na pele; pele e olhos secos.

Anemia Fanconi: de origem genética, caracteriza-se por apresentar sintomas como anomalias nos dedos e na face. Pode ser diagnosticada por volta dos 6 anos de idade, ao observar os sinais clínicos da doença. Seu tratamento é feito com transplante de medula óssea e com imunossupressores.

Anemia Megaloblástica: caracteriza-se pelo tamanho anormal dos glóbulos vermelhos e diminuição dos glóbulos brancos e plaquetas, provocado pela deficiência da vitamina B12.

Medicamentos mais usados, dependendo do caso:

Os medicamentos mais usados para o tratamento de anemia são: Combiron, Combiron Fólico, Ferronil, Hemax Eritron, Hemogenin, Neutrofer, Noripurum EV, Noripurum Fólico

ATENÇÃO:

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.