SANEAMENTO BÁSICO

Edição nº 26

Por Pablo Nemet

É bem provável que todos já ouviram falar sobre “saneamento básico”, direito de todo e qualquer cidadão. Porém, no Brasil, infelizmente determinadas questões não são evidenciadas, portanto, em se tratando de cidadania, não são todos que sabem o que significa, de fato, saneamento básico.  Pois bem, de acordo com sua definição oficial, trata-se de medidas adotadas em uma determinada região – ou em uma cidade – para melhorar a vida e a saúde dos habitantes, impedindo que fatores físicos de efeitos nocivos possam prejudicar as pessoas no seu bem-estar físico, mental e social.

De forma mais clara, os profissionais da área de Engenharia dos Transportes da Folha Carapicuibana, fazendo um paralelo com o setor da engenharia sanitária e saúde, cita exemplos mais comuns que decorrem de um saneamento básico precário: falta de água tratada e falta de coleta de esgoto. De modo geral, o abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e a drenagem das águas pluviais são o conjunto de serviços de infraestruturas e instalações operacionais, denominado “saneamento básico”.  Seu principal papel é zelar pela saúde da coletividade. Neste sentindo, as medidas de prevenção de doenças são:

  • Abastecimento de água;
  • Manutenção dos sistemas de esgotos;
  • Coleta, remoção e destinação final do lixo;
  • Drenagem de águas pluviais;
  • Controle de insetos e roedores;
  • Saneamento dos alimentos;
  • Controle da poluição ambiental;
  • Saneamento da habitação, dos locais de trabalho e de recreação;
  • Saneamento aplicado ao planejamento territorial.

Nesta semana a equipe do jornal Folha Carapicuibana se dirigiu as ruas de Carapicuíba a fim de entrevistar a população, questionando-a sobre os problemas que mais incomodam nos bairros. Para a surpresa do colunista, um dos problemas mais graves relatados pela população é justamente a falta do saneamento básico, sendo este um dos fatores mais importantes da saúde, pois, de acordo com o meio onde os entrevistados vivem, podem estes contrair e transmitir muitas doenças –  entre elas, doenças respiratórias e vermes. Entretanto, com o acesso à água potável e algumas condições de higiene, muitas doenças podem ser evitadas, diminuindo assim o custo com tratamentos.

(inserir as fotos das pessoas)

Atenção, prefeito Sérgio Ribeiro:

O investimento no saneamento básico é crucial na sociedade, já que a cada R$ 1,00 nele investido equivale a uma economia de R$ 4,00 na área de saúde. A propósito, o saneamento básico representa medidas de prevenção!

Outrossim, é fator importante do saneamento básico a sua capacidade de criação de trabalho. No ano de 2010 este setor criou 64 mil postos de trabalho, o que significa um total de 671 mil empregos criados direta ou indiretamente pelo setor do saneamento básico.

De acordo com números do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento 2010 (SNIS), divulgado em Junho de 2012, a distribuição de água potável chega a 81,1% da população. Em relação à coleta de esgotos, esta chega a 46,2% dos brasileiros.

Em 2004, de acordo com uma pesquisa conduzida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), só no Brasil existiam 13 milhões de pessoas que não tinham acesso a um banheiro.

Segundo os entrevistados, as adjacências da cidade de Carapicuíba necessitam de providências urgentemente. Por outro lado, este fator deverá contribuir diretamente para a escolha do novo prefeito, sopesando sob cada eleitor as evidências de uma má administração pública, ora expostas no próprio bairro em que mora: a falta de saneamento básico!