Como cuidar do colesterol

Edição n°22

Por Thiago Oliveira Borges

Todas as pessoas já ouviram falar, mas poucas realmente sabem o que é, de fato, o colesterol. Hoje serão esclarecidas algumas questões a respeito do tema.

O colesterol é um lipídio (gordura), que é produzido no organismo. O colesterol também pode ser encontrado em alimentos de origem animal, tais como, carne, leite integral, ovos etc. Embora muitas pessoas pensem que o colesterol seja algo negativo, que tem que ser combatido e eliminado do organismo, na realidade não é bem assim! O colesterol desempenha funções essenciais, como exemplo, a produção de hormônio e vitamina D, ou seja, é algo imprescindível para nosso organismo. Mas tudo em excesso pode ser ruim!

O excesso de colesterol no sangue aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Mas em nosso corpo existem dois tipos de colesterol: o LDL colesterol, conhecido como “ruim” – pode se depositar nas artérias e entupi-las –  e o HDL colesterol, conhecido como “bom” – retira o próprio excesso de colesterol das artérias, impedindo seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

Pode-se dizer que há vários tipos de colesterol no sangue, mas existe um “colesterol total” que é a soma de todos os tipos de colesterol. Todavia o colesterol é uma “gordura no sangue” e, como gorduras não se misturam com líquidos, logo o colesterol é insolúvel no sangue. Mas ele acaba pegando “carona” com certas proteínas a fim de cumprir suas funções. A associação entre proteínas e colesterol origina as chamadas “lipoproteínas” e, essas sim, são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sanguínea.

Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, entre eles, a pré-disposição genética, obesidade e atividade física reduzida. Um dos fatores mais comuns para este aumento é a dieta.

A dieta não pode conter muita gordura saturada, uma vez que esse tipo de gordura, quando ingerida, aumenta a quantidade de colesterol no organismo. A carne vermelha, mesmo quando aparentemente “magra”, possui moléculas de colesterol entre as suas fibras, no entanto, deve ser evitada. As margarinas light ou diet devem ser as escolhidas em substituição à manteiga.

As gorduras insaturadas estão presentes, principalmente, em alimentos de origem vegetal. Elas são essenciais ao organismo, mas o corpo humano não tem condição de produzi-las, por isto é necessário consumi-las na alimentação. Na dieta, a substituição de gorduras saturadas por insaturadas pode auxiliar a reduzir o colesterol no sangue. Quando a pessoa quiser preparar um pão mais saboroso, deve preferir margarina light ou diet à manteiga.

Quais são os sintomas do colesterol alto?

A resposta é surpreendente. Não existem tais sintomas, até que ocorra a obstrução de uma ou mais artérias. É importante salientar que todo aquele que possuir histórico de morte na família por infarto; que é sedentário e/ou se alimenta com ingestão exagerada de gorduras saturadas, possui mais chances de ter o colesterol alto.

Qual é o tratamento para quem possui colesterol alto?

Existem remédios que podem controlar o colesterol alto, mas ele só irá melhorar com uma mudança significativa no seu estilo de vida. Como assim? Praticar exercícios físicos, reduzir o estresse, manter a pressão arterial estável e manter o peso sobre controle, são fundamentais para controlar o colesterol.