Edição n°19
A obesidade infantil é um problema muito sério que assola o mundo: muitas vezes não damos a devida atenção a este problema!
Sabe-se que o número de brasileiros mortos por complicações, diretamente relacionadas à obesidade, triplicou em um período de dez anos. Hoje em dia nos preocupamos muito com outras coisas, tais como segurança, sendo que a obesidade é uma das principais causas de mortes no Brasil, conforme revela um levantamento inédito feito pelo Estadão Dados, com base em informações do DATASUS. Em 2001, 808 mortes tiveram a doença como uma das causas. Em 2011, último dado disponível, o número passou para 2.390, havendo então um crescimento de 196%.
“As causas mais comuns de morte relacionadas à obesidade são as doenças cardiovasculares, como o enfarte e o acidente vascular cerebral (AVC). Sabemos, porém, que ela também está relacionada a muitos outros problemas, como apneia do sono, insuficiência renal e vários tipos de câncer”, afirma o endocrinologista Mario Carra, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).
Uma das formas de combater a obesidade infantil é a pratica de exercícios. Ao invés de levar o filho apenas ao shopping para passeios; ao parque para andar de bicicleta etc., associe uma atividade física como sendo primordial e, as demais atividades, como sendo secundárias. A família é extremamente importante nesse processo! Muitos pais, por exemplo, só mudam a dieta dos filhos e, ao invés de mudar a própria dieta, continuam ingerindo alimentos que causam a obesidade. Para a tomada de providências, os pais são peças fundamentais no combate a obesidade infantil.