Edição n°18
Nos dias atuais, a saúde e o corpo estão sendo cada vez mais valorizados, sendo uma alavanca para o mercado esportivo, ocasionando assim um crescimento significativo de academias de inúmeros segmentos, tais como lutas, musculação, danças etc. Entretanto, é de suma importância verificar se o profissional contratado pela empresa se refere a um educador físico devidamente qualificado, levando em conta que este acompanhará o aluno em todas as etapas do seu treino. É inimaginável um componente eletrônico ou até mesmo um carro tendo sua manutenção feita por uma pessoa não qualificada no ramo. Provavelmente o resultado será um desastre!
Por isto se faz necessária uma orientação correta, tendo em vista que o corpo do aluno é exposto às experiências novas que, quando feitas de maneira incorreta, colocam sua saúde em risco. Antes de se matricular em algum esporte, exija, por parte da empresa, informações dos profissionais que irão orienta-lo.
Nesta matéria serão elencados alguns tópicos que demonstrarão a importância de treinar com um Educador Físico devidamente habilitado:
Avaliar: O educador tem que avaliar as condições físicas do aluno, isto é, não deixando que este ultrapasse os limites do seu próprio corpo.
Orientar: Mostrar ao aluno como deve ser feita a atividade física proposta, se atendo aos seus limites.
Coordenar: Supervisionar e coordenar as atividades físicas do aluno, garantindo que este não faça exercício de maneira incorreta, prejudicando sua saúde.
Planejar: É de suma importância que o educador planeje um treino gradativo, permitindo que o aluno evolua suas aptidões físicas.
Vale lembrar que o Educador Físico não pode orientar dietas, indicar ou prescrever suplementos alimentares, a não ser que o profissional seja habilitado também em nutrição.
Assista ao nosso vídeo e entenda um pouco mais sobre essa importância:
Medicina do Esporte – A importância do Educador Físico nas Academias