Governo corta cargos comissionados “a fim de” economizar

Edição n° 17

Por Wandir Coelho Cavalheiro

O Governo anuncia corte referente a 4.307 cargos comissionados e funções, o que inclui 10.462 cargos do DAS (Direção Assessoramento Superiores). O decreto que define os cortes foi anunciado nesta última sexta-feira, dia 10, no Diário Oficial da União. Os ministérios e órgãos que tiveram seu efetivo desfalcado terão 30 dias para reformular a estrutura administrativa, bem como as funções.

De acordo com ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, decorrente desta ação, estima-se uma melhor gestão, além de uma economia de R$ 230 milhões ao ano. “Essas medidas são voltadas à melhor organização da administração pública, redução da administração pública e reforço na profissionalização e na utilização de técnicas de gestão de administração mais acuradas”, declarou Oliveira.

Os mais afetados foram os Ministérios dos Transportes, das Comunicações e da Justiça. Na realidade, estes foram fundidos a outros ministérios a fim de permitir a redução de cargos e compressão da estrutura administrativa. No caso do Ministério dos Transportes, a pasta foi fundida com as secretarias de Portos e de Aviação Civil. Já o Ministério das Comunicações foi unificado à pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação. Por fim, o ministério da Justiça assumiu as secretarias de Cidadania e de Direitos Humanos.

Esperemos pelo resultado!