Edição n°14
O conceito de aptidão física na aeróbica começou a ser consolidado em meados dos anos 60, com a publicação do livro “Aerobics”, dando ênfase em combate de doenças coronarianas, obesidade e os estresses que tanto afeta a população em dias modernos.
Mensurar aptidão física de uma pessoa não é uma tarefa fácil, tendo em vista que a capacidade e o estado de rendimento de um ser humano para executar tarefas ou exercícios variam em razão de uma série de fatores e podem ser basicamente dividas em dois grupos: Aptidão de Saúde e Aptidão de Habilidade.
Aptidão de Saúde:
- Resistência: podemos definir esta como sendo a capacidade cardiorrespiratória ou o famoso fôlego. A educação respiratória inflige no ato de se exercitar. Exemplo: corra um trecho qualquer falando e, depois, faça o mesmo trecho calado. Esta experiência demonstrará que o simples fato de se concentrar na respiração aumentará o desempenho do corredor.
- Corpóreo: Está evidentemente ligada ao corpo como um todo, na saúde dos órgãos e de outros membros, porém, o ato de se referir ao corpo é direcionado à composição muscular e esquelética (ossos).
Aptidão de Habilidade
- Agilidade: a “grosso modo” é a velocidade de movimentar os membros do corpo.
- Potência: é, basicamente, a força e resistência como um todo, a qual varia de pessoa para pessoa.
- Coordenação: está ligada ao controle motor que um indivíduo exerce perante seu corpo. Ex.: Um pianista precisa obter total controle dos dedos de ambas as mãos para conseguir tocar.
- Tempo de reação: é o tempo que o sentido humano (audição, olfato, paladar, visão e tato) leva para informar o cérebro de um evento, responsável por processar a reação e comunica-la para o corpo agir, popularmente definido como “reflexo”. Ex.: ao tropeçar, a pessoa tende usar a usar as mãos para reduzir e aparar a queda; pessoas idosas tem esse tempo de reação reduzido.
O exercício Aeróbico está relacionado ao oxigênio que, por meio do sangue, irriga o músculo gerando força. Esse tipo de atividade é composto por movimentos motores rápidos, trabalhando grupos musculares. Como exemplo desse exercício, temos: andar, correr, nadar, dançar etc. Para entender melhor, assista ao vídeo da nossa aula, ministrada na USP :
https://www.youtube.com/watch?v=Zk1cz-hpA6M