Cartão de Crédito: herói ou vilão?

Edição n° 12

Por Wandir Coelho Cavalheiro

O cartão de créditos consiste em um pedaço de plástico de PVC de alta durabilidade, chegando entre 02 e 03 anos de vida; uma forma de pagamento eletrônico muito comum, utilizado em todo o mundo. Como diz o próprio nome, o termo “crédito” consiste num determinado limite monetário que o consumidor poderá usufruir, estipulado por uma instituição financeira (banco). Em outras palavras ele se assimila a um empréstimo bancário, porém, com suas peculiaridades. O fato é que o mesmo tem duas faces, sendo muitas vezes o herói e o vilão do seu dinheiro. Todavia, isso irá depender da forma como ele será utilizado.

Vantagens

O cartão de crédito tem algumas excelentes vantagens e a principal delas é a facilidade de crédito, ou seja, ter sempre dinheiro disponível! Outro beneficio que se destaca é a segurança, pois, utilizando o cartão junto a senha, o dinheiro se torna dispensável – e em muitos casos, desnecessário – tendo em vista que, atualmente, todos os comércios e empresas de serviços o aceitam devido a disponibilidade de parcelamento das compras sem juros.

Desvantagens

A principal desvantagem, acima de tudo, é também uma vantagem que se remete à facilidade que o cartão de crédito proporciona em gastar. Logo, se o limite gasto não for pago na validade da fatura, a dívida será submetida ao segundo maior juros do mercado brasileiro, podendo ultrapassar os 400% ao ano. O cartão de crédito passa a falsa impressão de “dinheiro no bolso”, entretanto, é fato que o mesmo representa crédito e não dinheiro propriamente dito!

Além do mais, há um risco de se ter o cartão ou os dados clonados. No mundo virtual, isto é, em compras online, se porventura o computador não for seguro ou, ainda, estiver contaminado com algum vírus espião, sua senha e informações podem ser roubadas e, posteriormente, utilizadas por outra pessoa.

O cartão de crédito pode ser um aliado poderoso para aquele que tem por costume planejar e controlar seus gastos. Em contrapartida, para aquele que se vale demasiadamente desse recurso, há o risco de perder o controle, gerando dívidas exorbitantes. Pense neste serviço como sendo um martelo e pregos: eis uma combinação perfeita, porém, se deixados na mão de uma criança de 05 anos, é muito provável que ela irá se machucar!

Na próxima edição serão abordadas algumas dicas para poupar dinheiro com gastos domésticos.