Edição n°09
Por: Ismar Pereira
Olá, aqui quem fala é o Educador Físico e Personal Trainer, Ismar Pereira… e hoje vamos falar sobre a hidratação durante a atividade física!
A água é o componente mais importante do nosso organismo, onde representa cerca de 60% do corpo. Durante a atividade física temos que compensar essas perdas, ou seja, durante e após a corrida. Você sabia disto?
Em uma velocidade lenta, um atleta perde cerca de 0,5 à 1 litro de água por hora e, para uma corrida em velocidade alta. Essa perda supera a quantidade de 1,5 à 2,5 litros de água.
A hidratação é uma prioridade para qualquer atleta. Logo, antes, durante e depois, temos necessariamente que nos hidratar!
A desidratação é o inimigo do desempenho na atividade física, reduzindo sua velocidade de desempenho. Ela será a causa de dores musculares e dores nos tendões.
Durante uma atividade física, treino ou competição, a boa hidratação é indispensável para evitar o surgimento de lesões, cãibras, hipertermia, fadiga, tendinites, distúrbios digestivos e diminuição do desempenho.
A água é indispensável depois de qualquer esforço físico!
O ideal é que uma pessoa normal beba cerca de 2 litros de água por dia. Ao fazer atividade física, esse consumo tem que aumentar!
Durante essas atividades, perdemos cerca de 2,5 litros de água ao dia. Nosso objetivo será então o de compensar essas perdas, no intuito de equilibrar o aporte hídrico.
É certo que as principais refeições diárias nos trazem um litro de água, mas é bom sabermos que o restante necessário deverá ser obtido, evidentemente, ao tomarmos mais água ao longo do dia…
Hidrate-se e, mesmo sem vontade de beber água, beba!!!!
Até a próxima!!!