Edição n° 08
O que são?
Os títulos públicos são uma das formas do governo federal controlar a inflação e arrecadar dinheiro para financiar benfeitorias públicas. Por meio dessa ferramenta, podemos dizer que, o governo pede empréstimo para a população que queria investir seu dinheiro a curto, médio e longo prazo, isso depende do título comprado e, todos proporcionam um ganho porcentual atrativo. Essa ferramenta é muito segura e mais rentável que muitas aplicações do mercado.
Vantagens
A principal vantagem de investir em títulos públicos: é muito difícil um governo quebrar, mais difícil que qualquer instituição privada, portanto, se torna seguro esse tipo de aplicação. Os riscos de perdas quase são quase zero, pois, o governo garante a compra de todas as aplicações, claro que se o investidor quiser resgatar seu dinheiro antes do determinado, pode haver redução do lucro ou perda de dinheiro. Outra vantagem que por meio do site do Tesouro Direto qualquer pessoa pode investir e gerenciar seus títulos.
Desvantagens
As desvantagens são poucas e remotas, uma delas se dá quando as taxas de inflação e de juros estão baixas, que acaba acarretando uma perda do rendimento da compra dos títulos, por outro lado, é uma coisa que não ocorre no contexto do nosso país nos últimos anos. Outro fator que pode-se incluir é que alguns investimentos podem ter taxas de manutenção, portanto, vale a pena ficar atento a espécie de título que irá recorrer. Vale a pena ficar atento também com o agente de custódia, que nada mais é que uma corretora ou banco que faz mediação dos pagamentos, pois, cada instituição financeira tem sua tabela de taxas.
Como investir
Para começar um investimento no mercado de títulos públicos é necessário: possuir conta corrente em uma instituição financeira, CPF e R$ 30,00. Lembrando que a rentabilidade está diretamente ligada ao valor investido, isto é, quanto maior o investimento maior será o lucro. Ao escolher a instituição financeira é importante ver a tabela de juros e taxas que pode ser no site do Tesouro Nacional
Para saber mais acesse o site do Tesouro Nacional: www.tesouro.fazenda.gov.br
Agora que vimos a forma mais segura e rentável para resguardar nosso suado dinheiro, na próxima edição será dado um alerta ao nossos leitores do risco de investir na poupança, que por sua vez, se apresenta o mais seguro e confiável meio de investimento, porém, dinheiro guardado pode perder o valor de compra.