Atividade Física na Terceira Idade

Edição n°07

Por: Ismar Pereira

Olá, aqui quem fala é o Educador Físico e Personal Trainer Ismar Pereira e hoje vamos falar sobre “Atividade Física na Terceira Idade”.

A prática da atividade física na terceira idade tem aumentado muito nos últimos tempos, isso mostra que as pessoas, de modo geral, tem se preocupado com a saúde e o bem estar quando chegam nesta fase.

Com o aumento da população no Brasil e no mundo e, ainda, com o aumento da expectativa de vida, está havendo um crescimento da população de maior idade, e essa população está sentido necessidade em seguir um programa de atividade física para a manutenção da saúde.

Com o passar dos anos há uma perda significativa de todas as capacidades motoras, tais como: Equilíbrio, coordenação motora, força, além de uma grande perda da massa muscular e óssea, resultando em um aumento da gordura corporal.

A atividade física nessa faixa etária entra como um elemento chave para retardar o processo de envelhecimento. Abaixo segue alguns benefícios:

Benefício dos exercícios para essa faixa etária:

Segurança e bem-estar, fortalecimento muscular e ósseo, bem-estar físico e mental, estímulo dos aspectos cognitivos (memória e percepção).

Modelo de Atividades:

Musculação, pilates, yoga, alongamentos, dança e caminhadas;

Dicas para uma boa alimentação:

Diminuir o consumo de sal e açúcar, beber bastante água, Mastigar bem os alimentos, dividir bem os horários das refeições, não usar alimentos refinados, comer muitas frutas, verduras e legumes.

É importante a realização dos exames de ordem fisiológicas, tais como diabetes, colesterol, triglicérides, tireóide, hormonais e doenças cardíacas.

Não deixem de realizar todos esses exames, os quais são de fundamental importância para a preservação da saúde.

Vida longa a todos e até a próxima!!!