10 diferenças entre o bom e o mal profissional

Edição n° 04

Por Wandir Coelho Cavalheiro

Com índices de desemprego aumentando e economia retraída é importante ser um profissional diferenciado e eficiente, veja um resumo feito pela nossa equipe inspirado na lista do site americano “Business Insider”, e veja as qualidades de um colaborador bem sucedido:

1) Profissionais de sucesso aceitam mudanças e tiram proveito delas, por sua vez, os malsucedidos resistem mudanças.

Cada dia que se passa a tecnologia evolui mais rápido, se faz necessário, que o profissional se adapte e tire melhor proveito da mesma. Negar o avanço tecnológico é o caminho certo para o fracasso.

2) Profissionais de sucesso discutem ideias. Profissionais malsucedidos falam da vida das pessoas.

Os bons profissionais discutem ideias construtivas para melhorar a produção, consequentemente, eles aprendem e crescem profissionalmente. O malsucedido cuida da vida alheia, fazendo “fofocas” e intrigas.

3) Profissionais de sucesso assumem a responsabilidades por seus erros Profissionais malsucedidos culpam os outros.

Todos no mercado de trabalho passam por altos e baixos. A diferença é que os bens sucedidos assumem a responsabilidades dos seus erros e aprendem com eles. Por sua vez, os que culpam os outros estão fardados ao fracasso e vulneráveis sempre aos mesmos erros.

4) Profissionais de sucesso reconhece o próximo, dando o credito suficiente. Profissionais malsucedidos roubam o credito dos outros.

Além de incentivar seu companheiro de trabalho, dar os créditos merecidos a ele, te ajuda se desatacar como um líder.

5) Os profissionais de sucesso quer o sucesso do seu companheiro de trabalho. Profissionais malsucedidos querem que eles fracassem.

O bom profissional, sabe que, se todos tiverem sucesso em seus serviços, ambos irão se beneficiar, acarretando crescimento em suas carreiras. Ninguém pode vencer em uma equipe perdedora.

6)Profissionais de sucesso pensam em ajudar os outros. Profissionais malsucedidos pensam somente em si.

Oferecer ajudar ao seu companheiro de trabalho que apresenta dificuldades, traz credibilidade em sua vida profissional, consequentemente, no momento em que precisar de ajuda, este o auxiliara.

7) Profissionais de sucesso buscam e oferecem inovações. Profissionais malsucedidos tem medo da rejeição.

Os bons colaboradores oferecem ideias e perguntam pelo oque o interessam, não receiam em receber um “não”, procuram sempre uma resposta positiva para seguir em frente; tomam iniciativas.

8) Profissionais de sucesso procuram entender a si próprios. Profissionais malsucedidos não fazem autoanalise.

Profissionais de sucesso sempre param para refletir e buscar suas motivações, com isso, continuam motivados e crescendo. Profissionais

malsucedidos fazem as coisas por fazer sem expectativas de crescimento.

9) Profissionais de sucesso escutam as pessoas. Profissionais malsucedidos falam demais.

A maior virtude que uma pessoa pode ter é saber escutar, por sua vez, no mercado de trabalho isso não é diferente, uma pessoa que mais ouve e observa tem um panorama melhor do que esta ocorrendo em sua volta.

10) Profissionais de sucesso são positivos. Profissionais malsucedidos são negativos.

Pensar, fazer, visualizar um trabalho com olhos de que tudo vai dar certo é o caminho correto para o sucesso, pois, a energia positiva é contagiosa e benigna. Por sua vez, efetuar uma tarefa com pensamentos negativos, fralda o trabalho ao fracasso.